Após o sucesso do 1o Workshop Industrial Internacional em Tecnologias de Manufatura Avançada que ocorreu em fevereiro de 2019, o Instituto Fraunhofer em Sistemas de Produção e Tecnologias de Design IPK, em cooperação com o Ministério Alemão de Educação e Pesquisa (BMBF), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Fraunhofer Project Center for Advanced Manufacturing @ ITA (FPC@ITA), organizaram a segunda edição desse evento em 5 de Setembro de 2019.

O 2nd Workshop Industrial Internacional em Tecnologias de Manufatura Avançada aconteceu no Parque Tecnológico São José dos Campos e recebeu cerca de 100 participantes, representando 29 empresas de diferentes setores industriais, incluindo aeroespacial, automotivo, metalmecânico, indústria de processos, óleo e gás entre outras. As últimas tendências tecnológicas internacionais da Indústria 4.0 foram discutidas em um ambiente cooperativo promovendo a parceria entre importantes integrantes dos sistemas brasileiro e alemão de inovação.

Durante os quatro painéis temáticos do Workshop, representantes da indústria, institutos de pesquisa, universidades, agências de financiamento e associações conduziram apresentações e compartilharam visões e experiências em temas como automação, indústria 4.0, manufatura avançada, digitalização, IoT e cooperações internacionais. O formato de Workhsop envolveu apresentações orais de grandes especialistas, seguidas de debates moderados entre os participantes. Os participantes puderam discutir parcerias estratégicas para projetos conjuntos de PD&I (Brasil-Alemanha), assim como programas de treinamentos e projetos de consultorias.

No dia anterior ao workshop, 4 de setembro de 2019, 12 empresas se reuniram para proveitosas discussões em um Workshop interativo para a concepção de três projetos consorciais de PD&I que poderão ser conectados com uma proposta submetida pelo Fraunhofer IPK ao Programa da União Europeia de Pesquisa e Inovação Horizon 2020. Essas atividades foram conduzidas pelo FPC@ITA como parte de uma estratégia para estreitar parcerias com segmentos brasileiros e estimular novas parcerias internacionais. O  FPC@ITA em São José dos Campos está aberto para novas parcerias e nossos pesquisadores engajados estão esperando você.

Venha nos visitar!