O Fraunhofer Project Center for Advanced Manufacturing @ ITA esteve presente na EXPOMAFE 2019, sendo representado por pesquisadores do Instituto Fraunhofer em Sistemas de Produção e Tecnologias de Design IPK e do Centro de Competência em Manufatura do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (CCM-ITA).

A EXPOMAFE é a maior e mais moderna feira industrial para o setor metal-mecânico da América Latina. A edição de 2019 desta iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) ocorreu de 7 a 11 de Maio, no São Paulo Expo, e reuniu mais de 750 expositores brasileiros e internacionais, bem como cerca de 55 mil profissionais do setor.

O Dr.-Ing. David Domingos, diretor do FPC@ITA, e o Dr.-Ing. Sascha Reinkober, chefe de Departamento Tecnologias de Manufatura do Fraunhofer IPK, conduziram uma apresentação no “Parque de Ideias” apresentando cases sobre tecnologias de manufatura avançada e como processos de digitalização auxiliam a indústria a reduzir de custos e tempos de produção. Os visitantes também tiveram a oportunidade de interagir com Prof. Dr. Ronnie Rego, vice-diretor do FPC@ITA, durante a sua palestra sobre PD&I colaborativo. As discussões focaram em mecanismos para a criação de projetos consorciais, onde empresas dividem os riscos do desenvolvimento em um cenário pré-competitivo de pesquisa.

O FPC@ITA está em contato próximo aos seus parceiros brasileiros para proativamente atender a suas as necessidades e desafios nos campos de treinamento, consultoria e projetos de P&D em tópicos de Manufatura Avançada.

©Fraunhofer IPK

 

©Fraunhofer IPK