O Fraunhofer Project Center for Advanced Manufacturing @ ITA (FPC@ITA) apoiou a organização e execução do Workshop InLab “Certificação de Ferramentarias”, realizado em 4 de dezembro de 2020. O evento online foi promovido pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP) e ao todo, 60 participantes da indústria estiveram no evento, representando diferentes empresas da cadeia de valor automotiva e de ferramentarias brasileiras. Além do Instituto Fraunhofer para Sistemas de Produção e Tecnologia de Design (IPK) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) também apoiaram a organização e execução do evento.

Como parte da Linha IV – “Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas” do programa Rota 2030, o objetivo principal do workshop foi coletar necessidades e requisitos de OEMs, ferramentarias e outras camadas do setor automotivo brasileiro para a cocriação de uma proposta de projeto que aborda os tópicos de qualificação e certificação. Christian Dihlmann, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (ABINFER), destacou em seu discurso introdutório a importância de uma medida estruturante de longo prazo para aumentar a produtividade das ferramentarias, com foco tanto nos aspectos técnicos quanto organizacionais das empresas. Antes que os participantes fossem divididos em grupos menores de discussão, Mario Boccalinni, pesquisador do IPT e membro da coordenação técnica da Linha IV, apresentou um panorama de um esboço de proposta para o desenvolvimento da metodologia de qualificação para as ferramentarias brasileiras. O Fraunhofer IPK, ITA e SENAI são os principais parceiros envolvidos nesta iniciativa. Posteriormente, os participantes do workshop responderam a um questionário e discutiram em conjunto questões envolvendo a importância de um modelo de maturidade para o setor, bem como os desafios e oportunidades em se tornar um fornecedor de OEMs e de cooperar em um projeto internacional. Os resultados do workshop serão avaliados e publicados entre 14 e 18 de dezembro de 2020.

O FPC@ITA tem o prazer de fazer parte desta importante iniciativa e apoiar o aumento da competitividade dos ferramentarias brasileiras, promovendo sua qualificação e certificação de acordo com os mais importantes padrões internacionais da indústria automotiva.

Saiba mais em: http://rota2030.fundep.ufmg.br/workshop-certificacao-linha4/