©ITA

A segunda parte do Workshop Industrial Internacional em Tecnologias de Manufatura Avançada, um evento organizado pelo Instituto Fraunhofer em Sistemas de Produção e Tecnologias de Design IPK em parceria com o Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), aconteceu em 13 de fevereiro de 2019 no Centro de Competência em Manufatura (CCM-ITA), em São José dos Campos.

Os principais objetivos dessa parte do Workshop eram apresentar a submissão de um projeto para o Programa da União Europeia de Pesquisa e Inovação Horizon 2020 através do Fraunhofer IPK, assim como promover uma maior interação entre os participantes do ecosistema brasileiro de PD&I sobre o tema materiais avançados para manufatura aditiva. A geração de ideias para a criação de um rascunho de um projeto brasileiro irá complementar o escopo europeu e contribuir para estimular cooperações internacionais.

Durante o dia de trabalho, 28 participantes representando 7 empresas industriais, 4 institutos de pesquisa e uma agência de fomento participaram de seções de brainstorming e de atividades práticas, onde identificaram necessidades e requisitos para a indústria brasileira além de gerar 3 diferentes linhas de projetos. Estas serão detalhadas pelos participantes em futuros workshops em Maio e Julho de 2019, onde será possível trabalhar na estruturação de pacotes de trabalho e definir as atribuições de cada parceiro.