©ITA

O Instituto Fraunhofer em Sistemas de Produção e Tecnologias de Design IPK Berlim, em cooperação com o Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) e com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em São José dos Campos organizaram em 12 de fevereiro de 2019 o Workshop Industrial Internacional em Tecnologias de Manufatura Avançada.

O Workshop gratuito aconteceu em São Paulo e contou com a participação de 54 participantes de 17 empresas diferentes, 8 institutos de pesquisa e 1 agência de fomento.

Com a participação de especialistas internacionais na área, o evento foi conduzido em inglês e português. Dentre os palestrantes de ambos os países estavam representantes da indústria, empreendedores e especialistas em programas de fomento e incentivo para atividades de P&D.

O Workshop proporcionou uma oportunidade de estabelecer parcerias em P&D e cooperação estratégica entre academia e indústria em mercados globais. O evento apresentou as últimas tendências tecnológicas para a indústria brasileira na área de manufatura avançada, além de apresentar cases de sucesso em termos de iniciativas internacionais. O principal objetivo do Workshop foi promover a discussão sobre tópicos tecnológicos estratégicos com o intuito de identificar oportunidades e impulsionar projetos cooperativos de PD&I (Brasil-Alemanha).

A pauta foi dividida em 4 painéis direcionados a tecnologias de manufatura avançada para indústrias de óleo e gás, energia, aeroespacial e materiais. Além disso foram abordados nos painéis temas como empreendedorismo em Indústria 4.0 e iniciativas internacionais de PD&I.

©DWIH

 

©DWIH